No âmbito das suas atividades científico-culturais, o Centro de Estudos Mirandinos irá realizar no dia 30 de setembro, às 21h30, a videoconferência intitulada “Camões e a pandemia do século XVI”, que será proferida pelo Professor Felipe de Saavedra, camonista, historiador, professor e diretor da Rede Camões na Ásia.
A inscrição é gratuita mas obrigatória através do link https://forms.gle/88crEn5hTshpVJby9 ou através dos contactos do CEM (cem@biblioamares.pt ou 253995182)
A conferência realizar-se-á através da plataforma Zoom e o link da sessão será enviado por e-mail a todos os participantes na semana que antecede a conferência.
Felipe de Saavedra:
Camonista, historiador, professor e diretor da Rede Camões na Ásia.
Felipe de Saavedra é doutor em História Antiga e Medieval pela Universidad Autónoma de Madrid, em Filosofia da Educação pela University of Christchurch, e em Estudos Portugueses pela Universidade Nova de Lisboa.
Ensinou em Portugal, Brasil e Nova Zelândia, entre outros países.
Presentemente ensina Estudos Portugueses na Universitas Indonesia, ilha de Java, e investiga o período clássico da literatura portuguesa, bem como temas relativos à história da presença portuguesa na Ásia e ao seu impacto na cultura global.
Em março de 2022 organizou o Congresso Internacional comemorativo dos 450 anos da primeira edição de ‘Os Lusíadas’, com a participação de estudiosos da obra camoniana de todo o mundo.
Obras publicadas:
Entre as edições das correspondências que preparou contam-se as de Luís de Camões, Mariana Alcoforado, José Régio, Jorge de Sena, João Gaspar Simões, Guerra Junqueiro, Raul Brandão e Delfim Santos. Os títulos mais recentes são:
2022 – Epistolário Magno de Luís de Camões, vol. 1
2020 – Cartas Portuguesas traduzidas em francês, de Mariana Alcoforado
2019 – Guerra Junqueiro e Raul Brandão, História de uma amizade, Correspondência 1892-1921
2017 – Education and the Boarding School Novel, The Work of José Régio