COLÓQUIO INTERNACIONAL 500/100
500 anos do nascimento de Camões. 100 da morte de Teófilo Braga.
Luís de Camões é uma figura maior do universo literário lusógrafo, sendo-lhe reservado um lugar consensual no cânone da literatura de língua portuguesa. A sua obra multifacetada, abrangendo os géneros lírico, épico e dramático, tem merecido, ao longo dos séculos, a atenção de editores, comentadores, analistas e críticos que nela têm encontrado motivo inesgotável de interesse e fascinação. Verdadeira obra clássica, a produção literária camoniana mantém uma inabalável atualidade, continuamente inspirando outros criadores e leitores que dela se acercam e apropriam para que a voz do poeta maior do Quinhentismo português não cesse de cantar às novas gerações.
Teófilo Braga, por seu lado, foi um escritor prolixo do qual Ramalho Ortigão dizia que “não publica um volume por semana, pela razão única de que não há prelos, em Portugal, que acompanhem a velocidade vertiginosa da sua pena”. Boa parte do seu labor literário foi dedicado ao estudo da vida e da obra de Camões. Os aspetos da vida do poeta interessaram-lhe particularmente, levando-o a formular hipóteses e a extrair conclusões assentes em interpretações biografistas da obra que frequentemente foram contestadas. Porém, os seus contributos para a historiografia literária portuguesa e para a criação do mito de Camões como símbolo nacional tornam-no uma referência incontornável no âmbito dos estudos camonianos.
Assim, no ano em que se comemoram 500 anos do nascimento de Camões e 100 da morte de Teófilo Braga, o Colóquio Internacional 500/100. 500 anos do nascimento de Camões. 100 da morte de Teófilo Braga tem como objetivo abrir um espaço de partilha e discussão a partir da revisitação da obra destes dois vultos da cultura portuguesa, à luz de pressupostos teóricos atuais e de novas abordagens críticas.
16h00 RECEÇÃO DOS PARTICIPANTES Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (Braga)
16h30 Inauguração da exposição bibliográfica “500 anos do nascimento de Camões. 100 da morte de Teófilo Braga” BLCS
18h00 Inauguração da exposição bibliográfica “500 anos do nascimento de Camões. 100 da morte de Teófilo Braga” Biblioteca Pública de Braga
18h30 Tertúlia com Rita Marnoto, Comissária do Programa das Comemorações dos 500 Anos de Camões, e Carlos Maria Bobone, autor do livro Camões, vida e obra. Sala Dourada da BPB
09h00 RECEÇÃO DOS PARTICIPANTES
09h30 SESSÃO DE ABERTURA
Manuel Moreira – Presidente da Câmara Municipal de Amares
Sérgio Guimarães de Sousa – Diretor do Centro de Estudos Mirandinos
José de Sousa Teixeira – Presidente da Comissão Diretiva do Centro de Estudos Lusíadas
António Amaro – Diretor do Centro de Formação do Alto Cávado
10h00 CONFERÊNCIA PLENÁRIA “Teófilo Braga e Camões. Para além do Orientalismo” Rita Marnoto (Universidade de Coimbra)
10h45 MOMENTO MUSICAL
11h00 PAUSA CAFÉ
11h30 COMUNICAÇÃO 1 “Picturing Camões in Goa” Irene Silveira Almeida/ Loraine Ethel Barreto Alberto (Universidade de Goa)
12h00 DEBATE
12h30 ALMOÇO
14h30 COMUNICAÇÃO 2 “As prisões de Camões e os seus motivos” Marcia Arruda Franco (Universidade de S. Paulo)
15h00 COMUNICAÇÃO 3 “José Silvestre Ribeiro, um leitor de Camões no século XIX: Pensamento ético-moral, ciência e reflexão estética” Paulo Silva Pereira (Universidade de Coimbra)
15h30 COMUNICAÇÃO 4 “Mulheres de Letras do Tempo de Camões: Vozes Resgatadas de Quinhentos” Dalila Maria Teixeira Milheiro (Investigadora CLEPUL e CEMRI-UA)
16h00 COMUNICAÇÃO 5 “António Ferreira e Camões” Maria do Socorro Gomes Torres (Fundação Universidade Federal de Rondônia, Brasil)
16h30 DEBATE
17h30 MOMENTO CULTURAL (Visita ao Mosteiro de Santo André de Rendufe)
18h30 ENCERRAMENTO com VERDE DE HONRA
Organização: Centro de Estudos Lusíadas (Universidade do Minho) e Centro de Estudos Mirandinos (Município de Amares)
Colaboração: Biblioteca Municipal Francisco de Sá de Miranda, Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, Biblioteca Pública de Braga e Centro de Formação do Alto Cávado (CFAC)