Semana UBUNTU
Entre os dias 30 de janeiro e 3 de fevereiro, decorreu o programa ESCOLAS UBUNTU na Biblioteca Sá de Miranda, com a participação de 28 alunos, das turmas A, C e D de 10 º ano, dois professores, a encarregada dos assistentes operacionais e uma psicóloga do Agrupamento de Amares, na sequência da formação “Líderes Ubuntu” iniciada em outubro com a equipa do IPAV, Instituto Padre António Vieira, decorrente da parceria da Direção-Geral da Educação (DGE).
Este programa contou com o apoio de um técnico do projeto da Equipa da Academia Líderes Ubuntu, do IPAV. Foram cinco dias intensos, de aprendizagem e de partilha, convidando os nossos alunos a uma viagem interior através de dinâmicas e desafios que lhes permitiram perspetivar a forma como cada um se vê a si mesmo e se relaciona com os outros, tornando-os capazes de, como dizia Gandhi, lutar pela mudança que quer ver no mundo.
A partir das reflexões assentes nos cinco pilares estruturantes da metodologia Ubuntu: autoconhecimento, autoconfiança, resiliência, empatia e serviço e nos exemplos de vida de líderes servidores, como Mandela ou Luther King, assim como dos testemunhos de líderes comunitários locais, que gentilmente aceitaram o nosso convite, os nossos alunos compreenderam que também eles próprios podem ser agentes de transformação ao serviço da sua comunidade, capazes de promover a paz e construção da justiça, contribuindo para o desenvolvimento duma sociedade mais inclusiva e resiliente e, também, desenvolver uma ética do cuidado, focada na empatia, atenção e responsabilidade, considerando as três dimensões: eu, eu-outro, eu-mundo.
Inspirado no modelo de liderança servidora de Nelson Mandela, esta semana Ubuntu procurou desenvolver e promover competências pessoais, sociais e cívicas nos participantes, confiando na sua transformação em agentes de mudança ao serviço da comunidade, tornando-a mais justa e solidária, porque UBUNTU é uma filosofia de origem africana que se traduz na expressão “Eu Sou porque tu És”, na valorização da interdependência e da solidariedade.
O programa teve o seu ponto alto com a entrega das t-shirts, no 4º dia, com o número 466664 correspondente ao número de prisioneiro de Nelson Mandela. A partir deste momento, os nossos jovens foram investidos do espírito UBUNTU e formalmente responsáveis pela dinamização na Escola do Clube UBUNTU. Esta capacitação foi oficializada com a entrega dos diplomas, no último dia, pela Senhora Diretora do Agrupamento, Drª Flora Monteiro, e com o “brinde à mudança” inspirado na forma como os alunos e a professora Erin Gruwell, no filme “Páginas da Liberdade”, celebram a transformação nas suas vidas. Esta dinâmica pretende marcar o início de uma nova fase, de um “modo de vida Ubuntu”. A semana Ubuntu inspira, capacita e encoraja os alunos ao serviço, ao cuidar de si, do outro e do planeta.
A Equipa UBUNTU do Agrupamento de Escolas de Amares,
Professores, José Pedro Rolim e Paula Rêgo; Encarregada dos Assistentes Operacionais, Paula Azevedo e Psicóloga Sara Barroca.