No âmbito das suas atividades científico-culturais, o Centro de Estudos Mirandinos irá realizar no dia 24 de março, às 21h00, a videoconferência intitulada “A Receção de Gomes Eanes de Zurara no Renascimento Ibérico”, que será proferida por Alexsandro Menez (Brown University)
A conferência realizar-se-á através da plataforma Zoom e o link da sessão será enviado por e-mail a todos os participantes na semana que antecede a conferência.
Alexsandro Menez é estudante de doutoramento no Departamento de Estudos Portugueses e Brasileiros da Brown University. A sua investigação centra-se na circulação e receção de manuscritos da Baixa Idade Média sobre as explorações marítimas no início da Idade Moderna. Actualmente, trabalha na receção quinhentista da crónica Portuguesa tardo-medieval Crónica de Guiné, escrita pelo cronista-mor Gomes Eanes de Zurara (c. 1410 – c. 1474), por João de Barros (c. 1496 – 1570) e Bartolomé de Las Casas (c. 1474-84 – 1566) e na primeira edição impressa de Visconde de Santarém (1791-1856). Alexsandro possui uma formação interdisciplinar entre História e Literatura, tendo obtido diversos títulos em ambas as áreas: Mestrado em Estudos Portugueses e Brasileiros, Brown University (2022), Mestrado em Estudos Literários, Universidade Federal de Santa Maria (2017), Mestrado em História, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2015), Especialização em Literatura Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2016) e Graduação em História pela Faculdade Porto-Alegrense (2012). Sua pesquisa foi publicada em várias revistas e financiada por renomadas instituições do Brasil, Portugal e Estados Unidos. Além disso, é membro do Centre for the Study of the Early Modern World (Brown University) e foi pesquisador visitante no CHAM – Centro de História d’Aquém e d’Além-Mar (Universidade Nova de Lisboa), do Grupo Usos do Passado (Universidade de Lisboa), no Arquivo Nacional da Torre do Tombo (ANTT) e na Biblioteca Nacional de Portugal (BNP).
